sábado, 9 de julho de 2016

Nutrição Integrativa: Conceitos, Histórico e Fundamentos

Capa da revista Nutrição em Pauta, destacando o artigo de Nutrição Integrativa 
RESUMO. A partir do Curso de Cuidados Integrativos da UNIFESP, há sete anos, vem sendo desenvolvido um novo modo de entender nutrição, sendo construído o conceito e operacionalizada à prática de Nutrição Integrativa. Alicerçada nos pilares do Curso de Cuidados Integrativos visa refletir sobre novas maneiras de pensar, traz em sua essência o ato de cuidar e, portanto, tem como objetivo o cuidado com a “nutrição do planeta” e o cuidado com a “nutrição humana”. A Nutrição Integrativa, assim como o Cuidado Integrativo, tem o propósito de contribuir para a visão integrada do ser, ou seja, compreender que a composição do homem é multidimensional, e, portanto o entender, o ensinar e o fazer em Nutrição são atos de cuidado que devem considerar todas as dimensões, seja física, mental-emocional, social e espiritual, por essa última, para ser eficiente deve ser acompanhado de amor, compaixão e paz. 

Autores:

    Profa. Dra. Márcia Regina Donatoni Urbano Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (USP) e em Teorias e Técnicas para Cuidados integrativos (UNIFESP), Mestre em Ciências Aplicadas à Nutrição (UNIFESP) e Assessora Científica e de Nutrição Integrativa do Curso de Especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos (UNIFESP).
    Prof. Dr. Acary Souza Bulle Oliveira Médico Neurologista, Doutor em Neurologia (UNIFESP), Professor Afiliado do Departamento de Neurologia e Neurologia (UNIFESP), Responsável pelo Setor de Investigação em Doenças Neuromusculares da Disciplina de Neurologia Clínica do Departamento (UNIFESP).  
    Profa. Dra. Sissy Veloso Fontes Fisioterapeuta, Professora de Educação Física, Doutora em Neurociências/Neurologia (UNIFESP), Professora Afiliada do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia (UNIFESP), Coordenadora do Curso de Especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos e do Ambulatório de Cuidados Integrativos da UNIFESP.
     
Link para acesso à revista e artigo na íntegra: http://goo.gl/Z65Jsl
Link para acesso ao resumo do artigo: http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=2891

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Cuidados Integrativos no Festival do Japão

A equipe de Cuidados Integrativos da UNIFESP esteve prestigiando a 19ª edição do tradicional Festival do Japão, evento que tem o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e manter as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o país.
Este ano, o Festival do Japão teve como tema o esporte, a cultura e a vida saudável, que nos dias 8 a 10/07/2016, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center em São Paulo/SP, reuniu cerca de 170 mil pessoas, apresentando shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos.
Equipe dos Cuidados Integrativos no Festival do Japão 2016, posando diante do painel de abertura do evento
Equipe dos Cuidados Integrativos no Festival do Japão

Equipe dos Cuidados Integrativos no Festival do Japão 2016, posando diante de uma foto do Monte Fuji